Blog

É preciso falar e agir no combate ao Aedes aegypti

19 de abril de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas decretou estado de epidemia por conta do aumento de casos de dengue. A cidade conta hoje com mais de 2.798 casos confirmados, o que é preocupante e exige uma contrapartida eficiente da parte de toda a população.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu uma atividade em parceria com a Vigilância Epidemiológica visando a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
Em forma teatral, o assunto foi apresentado a crianças e adolescentes atendidos no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV localizado no bairro Jardim Profilurb. Na oportunidade, as técnicas da vigilância sanitária abordaram as diversas maneiras de combater os focos do inseto. São atitudes simples e que estão ao alcance de todos.

O gestor social da LBV, Michael Batista, destacou a importância desse espaço para dialogar sobre essa problemática muito enfrentada pela comunidade local. “Nessa região existem muitos terrenos baldios e objetos descartados ao relento, o que favorece o surgimento do mosquito. Então, conversar com as meninas e os meninos sobre os cuidados que cada um pode ter, a partir de suas próprias casas, evita o aumento desses surtos”, disse.
Além de notar tudo muito bem cuidado, como sempre são os espaços na LBV, a equipe de Vigilância Epidemiológica encontrou a equipe de profissionais da Instituição esbanjando disposição para oferecer o melhor aos atendidos. E assim, de mãos dadas com a comunidade, a LBV tem conseguido ajudar nessa conscientização, contando sempre com o apoio de seus valorosos parceiros.

As práticas diárias nascidas dessa postura de Cidadania Ecumênica têm resultados muito maiores do que possamos imaginar. O atendido Clayton Castro, de 13 anos, comentou o aprendizado que teve durante o bate-papo. “Aprendi que não podemos deixar água parada, nem mesmo descartar recipientes por aí, de modo que possam acumular água e sujeira. Em qualquer idade, todos podem fazer a parte. Eu procuro limpar a minha área direitinho e lavar a vasilha do cachorro.”

A atendida Valéria Cândido, de 12 anos, também guardou muitas informações para praticar no seu dia a dia, quando o assunto é prevenção e combate ao mosquito. “Eu adoro teatro. Gostei da forma com que o assunto foi trabalhado, e fiquei pensando nas coisas que eu já faço em casa e em coisas que eu ainda preciso fazer. Aqui na LBV é assim. A gente aprende juntos e compartilha sempre aquilo que podemos fazer pra ajudar”, falou.
Nas falas dos atendidos Clayton e Valéria é possível perceber a grande transformação que as crianças e os adolescentes vivem, quando assuntos tão sérios são trazidos com leveza e criatividade. A oportunidade de repensar e agir na prevenção dessas doenças foi oferecida a dezenas de famílias moradoras de Campinas/SP, por intermédio dessa atividade promovida pela equipe da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a equipe da Legião da Boa Vontade.

Ajude a LBV a manter e ampliar as ações incansáveis de transformação. Um trabalho de Boa Vontade pelo bem de todos! Faça sua doação através da chave pix@lbv.org.br ou pelo site www.lbv.org.

 

Faça sua Cotação