Blog

Campanha LBV – Educação: Futuro no Presente!

3 de julho de 2022

Entidade investe em ações de apoio à educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

 O período de pandemia do novo coronavírus ainda vigora, e as vulnerabilidades sociais enfrentadas por milhares de famílias brasileiras, que lutam pelos meios de sobrevivência, ainda permanecem acentuadas. O desemprego tem resultado na redução de autonomia financeira de muitos que dependiam de uma única fonte de renda e que a perderam.

As consequências desse cenário são extensas e afetam a sociedade em diversas áreas. A educação e a assistência social foram setores extremamente agravados, cuja escassez de recursos levam a comportamentos prejudiciais ao desenvolvimento do ser humano.

Essa realidade fundamenta-se naquilo que se constata nas ruas. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil chegou a 160 milhões em todo o mundo – um aumento de 8,4 milhões de meninas e meninos nos últimos quatro anos, de 2016 a 2020. Além deles, outros 8,9 milhões correm o risco de ingressar nessa situação até 2022 devido aos impactos da Covid-19.

Isso ocorre porque os infantes de famílias que vivem suas inseguranças muitas vezes são forçados ao abandono escolar para o trabalho infantil, pois essa é a saída que muitos pais/responsáveis encontram para driblar a falta de dinheiro para o sustento do lar.

Mobilização social em prol da educação

Diante de tantos desafios sociais enfrentados pelas comunidades mais vulneráveis, a Legião da Boa Vontade promove no início do ano letivo, importante mobilização social em apoio à educação brasileira. Intitulada LBV — Educação: Futuro no Presente!, a iniciativa visa angariar doações e entregar nos meses de janeiro e fevereiro, 20 mil kits de material pedagógico para crianças e adolescentes atendidos nas unidades da Instituição em todo o país e também aos assistidos por organizações parceiras.

Na Cidade das Andorinhas, como é conhecida a cidade campineira, 368 kits pedagógicos foram entregues às crianças e aos adolescentes que participam dos serviços socioassistenciais ofertados gratuitamente no município. Vale destacar que cerca de 170 crianças da rede de ensino São Cristóvão, em Amparo/SP, também receberam o benefício.

Composição do kit pedagógico da LBV

2 apontadores com depósito

4 borrachas branca pequena

1 caderno brochura (96 folhas, capa dura pequeno)

1 caderno de desenho

2 cadernos universitário (1 matéria)

1 caixa de giz de cera (12 cores, pequeno)

1 caixa de lápis de cor (12 cores, grande)

2 canetas esferográficas azuis

1 caneta esferográfica preta

1 caneta esferográfica vermelha

1 conjunto de canetas hidrográficas (12 cores)

1 estojo

5 lápis pretos Nº 2

1 livro “Os Milagres de Jesus”

1 mochila

1 régua plástica – 30 cm

1 tesoura sem ponta

2 tubos de cola branca (pequeno)

3 máscaras de Proteção Facial

1 squeeze

A você, doador(a) da LBV, o nosso muito obrigado!

Faça sua Cotação