Dicas para controlar o mal humor e curtir seu caminho numa boa!
Dirigir é uma prática que muitos encaram com prazer e até mesmo como uma forma de diversão ou hobby. Afinal, estudos comprovam que quando estamos ao volante, pequenas doses de endorfina são liberadas no organismo e podemos sentir aquela sensação de liberdade e prazer! #Uhuuull
Mas para quem encara o trânsito pesado todos os dias, essa alegria já não é mais a mesma. Por isso a gente está aqui para te dar uma força e te ajudar a diminuir o estresse no trânsito, para que você curta sua viagem numa boa, seja ela para onde for. ?
Controle o seu “Ogro Interior”
O trânsito parece provocar uma irritabilidade fora da média e, com isso, as reações exageradas são cada vez mais comuns. “O automóvel gera uma sensação de poder ao indivíduo, que o faz sentir mais potente e corajoso”, explica Juliana Peixoto, Psicóloga no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Assim, a personalidade ao volante pode adquirir traços mais hostis e isto, ao longo do caminho, não ajuda em nada. Mas para dissipar essa nuvem negra, que tal uma boa dose de gentileza? ?
Soneca só em casa!
Dirigir com sono, por exemplo, não é uma boa. “O cansaço e o sono diminuem as funções de atenção e reflexo do sujeito”, conta Juliana. Além de ser uma experiência desgastante, pode ser também perigosa. Então, já sabe, durma bem antes de dirigir e se perceber que está sonolento, ou com os olhos pesados, peça para alguém dirigir para você. E se tiver o Seguro Auto da Youse, pode chamar o motorista parceiro para te levar para casa em segurança!
Menos barulho, mais alegria!!!
Se você circula pelas vias com muito trânsito na cidade, já deve ter notado que precisa aumentar o volume do rádio quando está passando por essas vias mais movimentadas, certo? Isso acontece, porque o ruído do trânsito pode chegar até 85 decibéis, o que equivale a um liquidificador ligado próximo ao seu ouvido o tempo todo! Esse excesso de ruído é um grande vilão para o bom-humor. “Quando o barulho é muito alto, há um aumento da estimulação e a consequente necessidade de estar atento a diversas demandas enquanto se dirige”, explica Juliana.
Pesquisas mostram que a exposição a ruídos superiores a 65 decibéis gera no cérebro um estado de atenção, liberando no organismo altas doses de cortisol, o hormônio do estresse. Essa reação física ao som prepara nosso corpo para se proteger de situações de perigo. Haja tensão!
E a solução? Uma ótima dica é diminuir o tempo que você castiga seus ouvidos com essa barulheira! Rotas e horários alternativos com menor fluxo de veículos também são uma boa. E se não tiver como escapar, feche os vidros. Eles filtram grande parte do som que vem de fora do carro.
Alimente-se bem! 😉
Agora, se o seu mau-humor é fome, tenha sempre um kit de emergência no carro com uma garrafa de água e um petisco para acompanhar o seu caminho! Quando você se alimenta, equilibra os níveis de serotonina (um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de alegria). Assim, não há estresse que resista.
O prazer de dirigir pode estar nas pequenas coisas do seu caminho. “Músicas podem ser uma boa forma de lidar com momentos de trânsito parado”, sugere Juliana. Então, aproveite uma playlist de músicas – vc no carro, planeje seu caminho e não esqueça de levar um lanchinho no porta-luvas! #PartiuDirigir